top of page

Para resolver um problema,
precisamos nomeá-lo

Muita gente se preocupa com dependência em telas, celular, e redes sociais - mas achamos importante identificar e nomear o problema para conseguir separar o joio do trigo. Afinal, tem coisas muito boas na nossa tecnologia! Por isso, falamos do termo "extrativismo de atenção" e sua consequência "rebaixamento humano". 

Somos um movimento que visa difundir a conscientização desse tema, pois achamos que isso é uma batalha que só pode ser vencida coletivamente.

Nossa Equipe

Kim Loeb

Cofundador e produtor audiovisual

"estamos cultivando uma incapacidade de estarmos a sós com nós mesmos"

Formado em Administração de Empresas pela FGV, Kim é também ilustrador e trabalhou por anos com conteúdo audiovisual infantil e pré-escolar. Cocriou projetos premiados, coordenou a produção e distribuição de filmes, aplicativos, livros e conteúdo em redes sociais, e participou de grandes mercados de licenciamento, tendo testemunhado os bastidores da indústria do entretenimento infantil. Kim observou como, em alguns casos, os incentivos dos produtores podem estar desalinhados dos interesses dos espectadores e se preocupa com as possíveis consequências.

Eduardo Wahrhaftig

Cofundador e designer gráfico

"Um punhado de algoritmos transformam o comportamento de pessoas, artistas, empresas e governos"

Publicitário de formação, Eduardo atuou sempre na área de criação como designer gráfico e editor de vídeo em empresas de diversos segmentos, inclusive marketing político. Neste ramo, ele observou como os algoritmos frequentemente moldavam as campanhas, arrastando muitas vezes o debate para um nível de decadência moral.

Desde 2015 vem criando curtas-metragens de animação, sendo que seu mais recente trabalho “Saindo com Estranhos da Internet” foi exibido em mais de 50 festivais ao redor do mundo e recebeu 15 prêmios como Melhor Roteiro e Melhor Animação.

Erick Benikes Carlier

Cofundador e publicitário

"relações sociais enfraquecidas em prol de uma existência quase exclusivamente digital"

Com mais de 15 anos imerso no universo publicitário, Erick traz consigo uma vasta experiência na comunicação e no marketing de grandes corporações globais. Ele testemunhou o ecossistema que alimenta o extrativismo de atenção, onde o “tempo de tela” influencia investimentos milionários em plataformas digitais por parte de executivos. Muitos destes que se veem confrontados com o excesso de tempo de tela de seus próprios filhos em casa, de mãos atadas ou sem perceber que estão perpetuando esse ciclo vicioso.

Nossa História

     Nossa jornada começou em 2016. Kim, Erick e Eduardo foram convidados para trabalhar em uma campanha audiovisual juntos. O trio gostou da parceria e queria se envolver em mais projetos juntos. Após um hiato, eles retornaram com o intuito de criar uma animação que abordasse os "termos e condições" das plataformas "grátis" de forma divertida e acessível para o público infantil.
     Foi assim que, em 2019, o trio fundou a Maun Studio e deu início ao projeto de série "Livraria Berg". Este projeto tem recebido prêmios e endossos importantes, desde executivos de canais até acadêmicos de Stanford, e está atualmente em fase de pré-produção.      Contudo, devido à importância do assunto, surgiu o desejo de ampliar essa discussão por meio de um longa-documentário para adultos, assim nasceram: "Um Minuto de sua Atenção" e sua sequência "Só Mais Um Minutinho".
     Quando a Netflix lançou o documentário "O Dilema das Redes", um marco importante para popularizar o tema, nosso projeto de documentário "Um Minuto de sua Atenção" foi suspenso. No entanto, dada a urgência de expor esse tema ao público de forma mais imediata, no final de 2023 decidimos reativá-lo em um formato diferente.
     Um Minuto de sua Atenção agora nasce como uma campanha pública, tanto online quanto offline, presente em redes sociais, podcasts, mídia, escolas e em qualquer outro lugar onde somos convidados a compartilhar nossa mensagem.
     Acreditamos que é fundamental iniciar um movimento coletivo para compreender as técnicas de exploração utilizadas pelas plataformas e o custo que estamos pagando pela extração desenfreada de nossa atenção. Este é o primeiro passo para levar essas questões às esferas da cultura e política, onde podem ser efetivamente enfrentadas.
     Literalmente, não temos mais tempo a perder. A reconquista de nossa atenção começa neste minuto.

Nosso trabalho

Conscientização

Criação de campanhas e conteúdo que alerte a população sobre

os efeitos do extrativismo

e incentive a reflexão

Encontros

Conversamos em organizações e principalmente escolas para alertar sobre o tema e pensar em modos de transformar nosso

presente e futuro

Parcerias

Trabalhamos em projetos especiais juntos com organizações do

setor privado,

público e filantrópicas 

Contato

Palestras, Workshops, Podcasts, Artigos
Críticas e sugestões
Novas ideias

Vamos falar um minuto sobre o que realmente importa?

Obrigado pela mensagem!

bottom of page