top of page

Para resolver um problema,
precisamos nomeá-lo

Muita gente se preocupa com dependência em telas, celular, e redes sociais - mas achamos importante identificar e nomear o problema para conseguir separar o joio do trigo. Afinal, tem coisas muito boas na nossa tecnologia! Por isso, falamos do termo "extrativismo de atenção" e sua consequência "rebaixamento humano". 

Somos um centro cultural e educacional que visa difundir a conscientização desse tema e estimular formas de atenção ricas, pois achamos que isso é uma batalha que só pode ser vencida coletivamente.

Nossa História

     Um Minuto de Sua Atenção foi fundado por Eduardo Wahrhaftig, Erick Benikes Carlier e Kim Loeb, três profissionais de diferentes áreas na economia da atenção. Eduardo é designer e trabalhou na elaboração de campanhas políticas, testemunhando em primeira mão como a disputa por atenção distorce o debate sobre propostas e soluções para a sociedade. Erick é publicitário e trabalhou na área de marketing de grandes empresas, atendendo a reuniões em plataformas offline e online - como jornais, podcasts, games e plataformas digitais - ele observou a lógica que financia esse cenário. Kim é produtor audiovisual e trabalhou com conteúdo infantil, percebendo como as pressões financeiras por maximização de audiência e monetização podem se desencontrar dos interesses dos adultos preocupados que expõem suas crianças às telas.

     Nós três sentíamos um incômodo com o excesso de distrações e estímulos na vida contemporânea. No início, por falta de um maior conhecimento sobre o tema, chamávamos isso simplesmente de “mundo barulhento”. Contudo, após se aprofundar no assunto, chegamos a conceitos essenciais para identificar e nomear a questão, como a insustentabilidade na economia da atenção, o extrativismo de atenção. A partir disso, pensamos na importância de trazer essa discussão ao grande público.

     Em 2019, fundamos a Maun Studio, uma produtora audiovisual que tem como objetivo trabalhar a atenção de forma alinhada e sustentável e elaboramos projetos para abordar essa temática de forma acessível, incluindo iniciativas premiadas que contam com forte apoio pedagógico.

     Um Minuto de Sua Atenção se originou como um projeto de documentário, mas, diante da urgência do tema em contraste com os prazos de viabilização do mercado audiovisual, decidimos, no final de 2023, apresentar este projeto como campanha online e offline ao público.

     Acreditamos que a questão da autonomia de nossa atenção é o cerne da nossa independência e talvez um dos assuntos mais determinantes da nossa geração. Não temos mais tempo a perder, a reconquista da nossa atenção começa neste minuto.

Nossa Equipe

Kim Loeb

Cofundador e produtor audiovisual

"estamos cultivando uma incapacidade de estarmos a sós com nós mesmos"

Formado em Administração de Empresas pela FGV, Kim é também ilustrador e trabalhou por anos com conteúdo audiovisual infantil e pré-escolar. Cocriou projetos premiados, coordenou a produção e distribuição de filmes, aplicativos, livros e conteúdo em redes sociais, e participou de grandes mercados de licenciamento, tendo testemunhado os bastidores da indústria do entretenimento infantil. Kim observou como, em alguns casos, os incentivos dos produtores podem estar desalinhados dos interesses dos espectadores e se preocupa com as possíveis consequências.

Eduardo Wahrhaftig

Cofundador e designer gráfico

"Um punhado de algoritmos transformam o comportamento de pessoas, artistas, empresas e governos"

Publicitário de formação, Eduardo atuou sempre na área de criação como designer gráfico e editor de vídeo em empresas de diversos segmentos, inclusive marketing político. Neste ramo, ele observou como os algoritmos frequentemente moldavam as campanhas, arrastando muitas vezes o debate para um nível de decadência moral.

Desde 2015 vem criando curtas-metragens de animação, sendo que seu mais recente trabalho “Saindo com Estranhos da Internet” foi exibido em mais de 50 festivais ao redor do mundo e recebeu 15 prêmios como Melhor Roteiro e Melhor Animação.

Erick Benikes Carlier

Cofundador e publicitário

"relações sociais enfraquecidas em prol de uma existência quase exclusivamente digital"

Com mais de 15 anos imerso no universo publicitário, Erick traz consigo uma vasta experiência na comunicação e no marketing de grandes corporações globais. Ele testemunhou o ecossistema que alimenta o extrativismo de atenção, onde o “tempo de tela” influencia investimentos milionários em plataformas digitais por parte de executivos. Muitos destes que se veem confrontados com o excesso de tempo de tela de seus próprios filhos em casa, de mãos atadas ou sem perceber que estão perpetuando esse ciclo vicioso.

Nosso trabalho

Conscientização

Criação de campanhas e conteúdo que alerte a população sobre

os efeitos do extrativismo

e incentive a reflexão

Encontros

Conversamos em organizações e principalmente escolas para alertar sobre o tema e pensar em modos de transformar nosso

presente e futuro

Parcerias

Trabalhamos em projetos especiais juntos com organizações do

setor privado,

público e filantrópicas 

Contato

Palestras, Workshops, Podcasts, Artigos
Críticas e sugestões
Novas ideias

Vamos falar um minuto sobre o que realmente importa?

Obrigado pela mensagem!

bottom of page