Queremos sustentabilidade na economia da atenção.
O que precisamos fazer
1. Ampliar uma educação atencional e incentivar "reservas atencionais"
Criar uma compreensão geral do que é a nossa atenção, porque ela é importante e como podemos cuidar dela. Além disso, incentivar espaços e práticas na qual a atenção é cultivada e protegida, seja por meio da arte, esporte, jardinagem...
2. Conter as técnicas do extrativismo de atenção
Instituir o conceito de sustentabilidade na economia de atenção e introduzir regulamentação nas seguintes práticas:
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Notificações e e-mails intrusivos
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Oportunidades de tempo limitado
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Exposição de "online há", "digitando", visualizado"...
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Scroll Infinito e autoplay
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Gamificação descontextualizada
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Quantificação de validação social
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"Dopamização" de experiência
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Recompensas aleatórias e variáveis
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Otimização de interface para maximização de engajamento
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Algoritmo de recomendação
(explicamos essas técnicas no nosso livro: 1 Mundo Barulhento)
3. Rediscutir os incentivos
Hoje uma métrica de sucesso que prepondera é a "maximização do tempo de tela". Precisamos debater medidas mais profundas para alinhar os incentivos financeiros e a tecnologia cada vez mais poderosa ao bem estar humano. Que possamos viver em um mundo onde uma criança valha mais, financeiramente, vivendo uma vida rica do que na frente de uma tela.
Como faremos
Acreditamos que os principais focos de mudança estão na política e especialmente na cultura. Já enfrentamos desafios parecidos, como fastfood, tabaco, açúcares... Agindo coletivamente podemos aprender com nosso passado e repetir nossas vitórias.
Como o centro Um Minuto de sua Atenção está atuando e pode te apoiar:
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Pesquisamos e difundimos o assunto o máximo o possível
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Nomeamos a questão, "extrativismo de atenção", e sua consequência, "rebaixamento humano". Para que possamos identificar o problema e direcionar esforços.
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Produzimos conteúdo - vídeos, artigos, podcast, quadrinhos, filmes e séries - que fomentam o senso crítico em crianças e adultos.
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Participamos de conteúdos de terceiros.
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Conduzimos apresentações e conversas em escolas o que consideramos ser uma peça central capaz de reunir pais, professores e alunos.
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Apresentações em eventos públicos e privados.
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Criamos um movimento de mudança cultural
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Cigarro já foi popularmente descolado, já foi recomendado por médicos em propagandas e já teve publicidade direcionada a crianças, nada disso existe mais. Questionando nossos comportamentos e expectativas quanto às plataformas, podemos mudar nossos valores e hábitos.
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Gerando uma onda
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Quanto mais o assunto se difunde, mais há interesse político em realmente resolvê-lo.
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